Aumenta procura por exames radiológicos, utilizados para verificação de COVID-19

Aumenta procura por exames radiológicos, utilizados para verificação de COVID-19

A pandemia ocasionada pelo coronavírus fez com que a demanda de exames radiológicos, como a tomografia de tórax, que é um dos exames de imagem mais específicos para o diagnóstico da Covid-19, tivesse um aumento na demanda. Com isso, as clínicas e hospitais que oferecem esse tipo de serviço, tiveram que intensificar os cuidados para a entrada dos pacientes e limpeza dos equipamentos. O setor de radiologia da Med Imagem , é um deles.

A Med Imagem , conforme o coordenador técnico de Radiologia, Sr, Marcelo Colombi, registrou um aumento de 96,00% na demanda para este tipo de exame nos meses de abril, maio e junho. Ele ressalta que o diferencial da instituição é que os resultados podem sair em até uma hora após a realização do exame. As imagens são obtidas e entregues ao paciente imediatamente.

Wilson Tavares – Administrador da Med Imagem, salienta que o setor recebe apenas um paciente por vez, e com agendamento prévio. A Empresa orienta e disponibiliza todos os Equipamentos de Proteção Individual para os colaboradores e mantém a assepsia constante nos equipamentos e espaços. “Não tivemos nenhum afastamento de trabalhadores desde que iniciou a pandemia, devido aos cuidados que tomamos.”, destaca.

Cuidado com os funcionários e pacientes

De acordo com o DIREÇÃO, o local passou por reformulação total para atender os pacientes durante a pandemia. Ele salientou que diminuiu o número de cadeiras, de marcações para os demais exames e também aumentou o tempo de intervalo entre cada paciente, para evitar aglomerações. “O paciente é orientado a vir sozinho e já na porta tem disponível álcool em gel para a higienização. A máscara é obrigatória e, caso o paciente não tiver, a clínica disponibiliza”, enfatiza.

A clínica possui uma colaboradora para reforçar a limpeza das paredes, maçanetas, chão e cadeiras. Wilson relata que os equipamentos, após cada exame realizado, recebem higienização. “É feita toda a limpeza e trocado o material utilizado, para que tenha a maior segurança possível”, comenta.

Além disso, ele enfatiza que o paciente que realiza outros exames pode ser assintomático para a Covid-19 e, por isso, é necessário cuidados redobrados e utilização dos EPIs pelos técnicos. “Estamos trabalhando duro para que isso não se propague e consigamos proteger ao máximo os pacientes e funcionários”, afirma.

O coordenador técnico Marcelo, confirma que a tomografia de tórax é o exame mais especifico de imagem para o diagnóstico de covid-19 e, com isso, houve certamente o aumento na demanda. “É um exame muito bom para ser feito numa suspeita”, observa.

Abrir chat