A importância do Autoexame

A importância do Autoexame

Imagem orientando o autoexame. Como fazer: faça uma vez por mês, examine o peito e a axila com o braço levantado, use as pontas dos dedos com óleo de massagem ou gel de banho, para cima e para baixa, do bico do peito para a axila, movimentos circulares, examine os seios no espelho para caroços e covinhas na pele, mudança na cor da pede ou textura, deformação do mamilo, mudança de cor ou vazamentos de qualquer fluido.

O objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações.

O autoexame da mama é um exame mensal que a mulher pode fazer em si mesma para verificar a presença de câncer nos seios. Quando fizer o autoexame na mama, deve procurar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.


O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comum nas mulheres. A maioria dos casos de câncer de mama são descobertos através do autoexame. Quando o câncer de mama é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são melhores. O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos), mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.


A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Ainda assim, todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações. São procedimentos e hábitos elementares que ajudam a evitar o câncer de mama e outras eventuais complicações ginecológicas.


Algumas das precauções que podem ser tomadas são: fazer visitas anuais ao ginecologista; fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia anualmente após os 40 anos.


O objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações etc.


O autoexame das mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

Abrir chat